Arquivo › Em Destaque
  • Degas: O pintor e o fotógrafo

    Resumo | Download (PDF) | Visualizar Artigo

    Degas: O pintor e o fotógrafo



    Este é um estudo sobre Degas, pintor e fotógrafo, com foco em seus nus (de mulheres tomando banho). Impressionismo, Realismo, bem como o início da fotografia e suas influências sobre Artes Plásticas são utilizadas para contextualizar Degas.

    A presente dissertação está dividida em três capítulos, como segue: 1 – O Olhar Impressionista; 2 – Degas; 3 – Olhando pelo buraco da fechadura.

    Comentários desativados
  • Editoração eletrônica: novos comportamentos editoriais e estéticos

    Resumo | Download (PDF) | Visualizar Artigo

    Editoração eletrônica: novos comportamentos editoriais e estéticos



    Esta dissertação apresenta uma nova ferramenta no processo de produção de mídia impressa especializada: editoração eletrônica. Por ser uma ferramenta importante para esse meio de comunicação, a visualização da sua jornada evolutiva começou na pré-história dos veículos informativos, avançando para a sociedade informática. E foi apenas nesta última etapa social que a editoração eletrônica legitimou sua função, resultando em impactos sobre a produção desses meios de comunicação e condicionando novos estilos.

    Na apresentação desta nova sociedade pós-industrial, uma mudança de trabalho e na esfera do lazer foi verificada, cuja fusão está presente e nessa interação, áreas de trabalho para publicação surgiram em casa, em pequenos departamentos. Nesta viagem, editoração eletrônica tornou-se um objeto de reflexão por causa de seus aspectos de condicionamento que promoveu momentos de observação em relação a uma possível ameaça à criatividade, graças a suas facilidades e clichês.

    Por outro lado, diferentes aspectos positivos das áreas de trabalho também mostraram, ao mesmo tempo, seus aspectos condicionantes, resultando em um reestudo de sua execução em diferentes meios de comunicação impressos, mostrando seus efeitos e compartilhando pontos de vista. Assim, novos estilos e uma maneira editorial de produção surgiram também. Adicione a este aspecto de editoração eletrônica – em termos gerais – a informatização dos artigos de revista – que vem resultando na demissão de jornalistas, que é outro aspecto importante na apresentação da dissertação.

    Comentários desativados
  • Do Ballet ao Cabaret: Degas e Toulouse Lautrec

    Resumo | Download (PDF) | Visualizar Artigo

    Do Ballet ao Cabaret: Degas e Toulouse Lautrec



    O cerne desta tese é o gesto de diálogo entre Degas e Toulouse Lautrec, cujos corpus são os bailarinos (Degas) e os dançarinos (Toulouse Lautrec). A possibilidade do gesto como expressão, linguagem e comunicação, e suas relações com o verbal é discutida.

    O contexto situacional dos pintores relacionados (Ópera de Paris e Moulin Rouge) chamado Ballet e cabaré traça o produto artístico de Degas e Toulouse Lautrec. O diálogo gestual expresso na arte, visto por diversos autores, permite esta leitura inter-telas (Degas e Toulouse Lautrec), que é feito na rota construtora do texto.

    Comentários desativados
  • A ilustração: o ilustrador leitor

    Resumo | Download (PDF) | Visualizar Artigo

    A ilustração: o ilustrador leitor



    As ilustrações de Darcy Penteado para a revista Status – 25 contos brasileiros de 1976, e seu discurso sobre a leitura e o mérito de estar oferecendo uma imagem anexada a um texto literário foi o elemento gerador para esta pesquisa. Procurou-se a trajetória de leitura do leitor Darcy Penteado para descobrir as relações entre o conto e a ilustração, e entre o conto e a obras de arte, das quais o ilustrador fez cortes e retirou fragmentos para compor suas ilustrações.

    O processo de construção das ilustrações foi mapeado através dos pontos de fixação entre texto e ilustração e vale a permanência entre todas as ilustrações que denuncia um traço de estilo e inovação.

    O processo criativo de ilustração é marcado pela intertextualidade. Além da ilustração de obras do artista plástico Darcy Penteado terem sido resgatadas, esta pesquisa contribui com mais uma visão sobre a leitura de imagens associadas a textos, sobre o ponto de vista do leitor e sua trajetória de leitura.

    Comentários desativados
  • Da criação à globalização: Michelangelo e o processo de re-criação

    Resumo | Download (PDF) | Visualizar Artigo

    Da criação à globalização: Michelangelo e o processo de re-criação



    Buscando uma fundação em Estética da Recepção e Semiótica, vamos percorrer o lote de unidades de sinais de criação verbal e não verbal. Em retorno ao Gênesis e Michelangelo (A Criação – Capela Sistina), buscamos a chave para reler o que foi feito, na sequência do processo de intervenção e interversões (seja na arte ou na mídia).
    O leitor, participante na construção do sentido de construção, com a sua leitura estabelece a intertextualidade e atualiza o texto, em busca de pontos de isotopia. Esta retomada re-fortalece o processo criativo, recuperando o passado no presente, atualizando esta constante recriação, complexa relação entre texto e leitor.
    Como a imagem passa através dos textos e os tempos, especialmente hoje em dia com as formas de mídia, as palavras e as imagens interagem e possibilitam, de forma mais eficiente, a revitalização e socialização do conhecimento, antes restrito a uma minoria.

    Comentários desativados
  • Mondrian e o percurso de uma poética

    Resumo | Download (PDF) | Visualizar Artigo

    Mondrian e o percurso de uma poética



    Esta dissertação intitulada Mondrian “O Percurso de uma Poética” foi desenvolvida durante o período do primeiro semestre de 1991 ao primeiro semestre de 1993 no curso de Pós-Graduação “Projeto, Arte e Sociedade”, na área de concentração de Poéticas Visuais. A Dissertação propõe a abordagem do determinismo versus atividade criadora no âmbito da obra de Mondrian convencionada da expressão “O Percurso de uma Poética”.

    Comentários desativados